5 de fevereiro de 2010

Receitas de Gramática

Na nossa escola, no dia 4 de Fevereiro, tivemos a visita da professora Tânia Silva e por um dia fomos cozinheiros de receitas de gramática. Esta é uma actividade que queremos repetir, pois para além de ser muito divertida, aprendemos muitas coisas.
Começámos por conhecer o livro “Receitas de Gramática”, que a nossa professora apresentou em PowerPoint. Explorámos a capa do livro e percebemos que iríamos trabalhar gramática. Lemos a primeira receita, que é para principiantes, e procedemos à sua execução. Esta receita era para aprendermos a usar o ponto final. Então, fomos para a mesa de trabalho, equipámo-nos com uma avental e uma touca e escolhemos os ingredientes necessários para trabalhar. As embalagens em que estavam os ingredientes eram muito engraçadas pois pareciam produtos vindos de um supermercado. Depois de seguirmos as instruções da receita, chegámos ao produto final e tivemos de reflectir sobre quando utilizamos o ponto final. Fomos novamente ao livro de receitas de gramática e lemos a segunda receita que também era para principiantes, já que estamos a iniciar este trabalho de confeccionar receitas de gramática. Esta segunda receita serviu para aprendermos a utilizar a vírgula nas enumerações e nas repetições.
Como as receitas de gramática continham receitas de culinária, a professora fez-nos mais uma surpresa e confeccionámos Salame de Chocolate.
Sem dúvida que gostámos muito desta actividade porque aprendemos gramática a sério, a brincar.

1 comentário: