13 de novembro de 2009

São Martinho - 11 de Novembro

Para comemorar o São Martinho, desenvolvemos trabalhos sobre o tema desde segunda-feira, dia 9 de Novembro. Nesse dia a professora começou por nos contar a Lenda de São Martinho com apoio em imagens. Depois fizemos o reconto oral da história e em seguida a professora formou pares e distribuiu por cada um dos pares, uma das imagens da Lenda de São Martinho, que eram puzzles. Tivemos que montar os puzzles e ordenar as imagens correctamente, no quadro. Seguidamente fizemos o reconto escrito da Lenda de São Martinho.
Na Terça-feira, dia 10 de Novembro, resolvemos problemas matemáticos sobre castanhas e decorámos uma castanha em forma de borboleta. Como, no dia seguinte, iríamos fazer o Magusto com outros amigos de outras escolas, tivemos de construir um colar para nos identificarmos.
Na Quarta-feira, dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho, fomos para a Associação da nossa aldeia, onde fizemos o Magusto, com todas as crianças que pertencem às escolas do Núcleo de Santa Catarina. Depois de chegarem todas as crianças, as professoras formaram equipas com alunos de várias escolas. As equipas foram identificadas com tiras de papel Crepe de diferentes cores. A cada equipa foi atribuído um jogo, que depois do tempo estabelecido teria de mudar no sentido dos ponteiros do relógio. Os jogos e actividades pelos quais todos tivemos de passar foram: Mural de São Martinho; construção de cartucho; Salta, salta…; Bowling; Rolha ao Garrafão; Lápis no Garrafão; Três Paus.
Depois de todas as equipas jogarem todos os jogos e de lancharmos, cantámos canções de São Martinho.
Uma manhã tão divertida, abriu-nos o apetite para o almoço que terminou com a distribuição dos cartuchos com castanhas para comermos.
O dia não podia ter acabado melhor porque ainda jogámos um jogo, que nós adorámos, chamado “A castanha quente”. Para terminar este dia muito animado, juntámo-nos todos numa roda e fizemos uma reflexão sobre este dia.

A construção deste texto resultou do trabalho desenvolvido na 2ª aula em que a professora Tânia Silva esteve connosco, depois de termos falado individualmente sobre a comemoração do São Martinho, e de termos elaborado um esquema de ideias para nos ajudar a desenvolver um discurso mais organizado.

6 comentários:

  1. Este trabalho está muito engraçado.

    ResponderEliminar
  2. Branca de Neve03 dezembro, 2009

    Eu gostei de criar estes trabalhos.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei de fazer estas actividades.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de fazer estas atividades.

    ResponderEliminar
  5. Mãe e irmão da moranguito11 janeiro, 2010

    Tá muito original. parabêns,

    ResponderEliminar
  6. Príncipe Soluço25 maio, 2010

    Eu gostei de fazer esta actividade porque o São Martinho é muito importante e porque salvou um sem-abrigo.

    ResponderEliminar